Pages

Acidentes na infância: como preveni-los

A criança no primeiro ano de vida está sujeita a acidentes que se tornam mais freqüentes ainda, quando ela desenvolve a habilidade de movimentos. Sua curiosidade a leva a se virar, engatinhar e pegar objetos. Ela precisa de proteção em tempo integral. Por isso, aqui vão algumas dicas para se evitar os acidentes mais comuns nesta idade.

Banho

Verifique sempre a temperatura da água com um termômetro ou com o cotovelo (menos de 25 graus). Nunca saia do alcance da criança. O afogamento não é o único perigo. O simples mergulho com aspiração de água até os pulmões pode provocar problemas.

Asfixia

Cobertores pesados e travesseiros fofos representam real perigo. O berço e o cercadinho devem ficar situados longe de fios soltos, cordas de venezianas, cortinas. Não se deve deixar ao alcance das crianças sacos plásticos ou impermeáveis, onde a criança possa por a cabeça.

Quedas de altura

Somente o berço ou o cercadinho poder ser considerados locais seguros. Não deixe a criança sem assistência sobre móveis, trocador de fraldas, cama, sofá, mesa etc. Deixe as roupas preparadas previamente no momento da troca de fraldas.

Brinquedos

Devem ser grandes o suficiente para não serem engolidos, fortes para não serem quebrados e não terem peças facilmente destacáveis. Pontas, arestas ou tintas solúveis na boca devem ser evitados.

Objetos

Não deixe ao alcance da criança objetos cortantes ou pontiagudos, como alfinetes e agulhas, objetos pequenos como botões e moedas, fáceis de serem engolidos.

Berço

O berço e o cercadinho devem ter grades altas com intervalos pequenos para evitar que o bebê introduza a cabeça entre eles.

Queimaduras

Não beber líquidos quentes com a criança no colo. Aquecedores, garrafas térmicas, ferro de passar roupa devem ser mantidos fora do alcance da criança. Em tomadas elétricas coloque um esparadrapo ou protetor próprio, e atenção com os fios elétricos soltos. A área próxima ao fogão deve se proibida à criança.

Viagens de automóvel

Ao sair não segurar a criança no colo no banco dianteiro. Use uma cadeirinha infantil ou, quando transportá-la no colo, sente-se sempre no banco traseiro. Ofereça líquidos à criança em viagens prolongadas.

Medicamentos e produtos tóxicos

Remédios, produtos químicos, produtos de limpeza, venenos para insetos e ratos devem ser mantidos fora da visão e alcance das crianças, pois elas não têm nenhuma noção do perigo dessas substâncias e, por curiosidade, acabam levando tudo à boca. Mantenha estes produtos em local alto ou fechado, onde a criança não pode ter acesso e, em caso de ingestão acidental, faça contato o mais depressa possível com seu médico.

Escadas e portas

Escadas devem permanecer cercadas, as portas devem ser travadas com um peso ou presilha para impedir a eventualidade de esmagamentos, quando mexidas por crianças.

0 Responses