Pages

Amamentação

Desde os primeiros tempos, amamentar é um ato muito especial, pois dá continuidade ao contato íntimo nascido da concepção do filho no ventre da mãe. Um grande vínculo de amor entre mãe e filho se fortalece, oferecendo à criança estímulos fundamentais para seu desenvolvimento.

O contato físico durante a amamentação proporciona a ambos, através do cheiro, do calor, da voz, das carícias, troca de olhares e até das batidas do coração, um grande afeto, carinho e amor.

Tanto a mãe como o filho se beneficiam muito com o gesto da amamentação.

Para o Bebê

O leite materno oferece anticorpos, proteínas, vitaminas e muito mais elementos essenciais. Até o sexto mês de vida ele se alimenta mais, sem causar obesidade. O leite materno facilita a digestão, ajuda o intestino a funcionar melhor, não causa alergias e já vem pronto da fonte, na temperatura adequada e pode ser oferecido em qualquer ocasião.

Para a Mãe

Ajuda na reabilitação pós-parto, diminuindo o risco de infecção. Ajuda o útero a voltar mais rapidamente ao seu tamanho normal. Ajuda também a voltar a seu peso anterior com mais facilidade.

Algumas mães têm dificuldades em amamentar, devido ao desconforto e alguma dor, causados por rachaduras e fissuras que aparecem nos mamilos pela sucção do bebê e o despreparo da pele. Porém, alguns cuidados importantes podem ser tomados para sanar estes problemas.

Esfregue suavemente os mamilos e auréolas uma bucha vegetal molhada ou uma escova de dentes com cerdas bem macias. Procure deixar os seios expostos ao sol por uns 20 minutos, diariamente pela manhã. Um creme protetor para os seios a base de lanolina deverá ser usado a partir do sexto mês de gravidez, pois esta substância aumenta significativamente a resistência da pele e mantém a umidade natural e sua elasticidade.

Para estimular a produção de leite, proceda da seguinte forma: encaixe as mãos ao redor da mama, faça uma pressão suave na direção do mamilo como se quisesse esvaziá-la. Com o polegar e o indicador colocados na borda aureolar, faça movimentos giratórios por toda a volta da auréola, exercendo suave pressão em direção ao tórax. Poderá haver secreção de gotas de leite.

Para tornar o mamilo mais resistente e saliente, proceda da seguinte forma: posicione os polegares bem junto ao mamilo, exercendo leve pressão, deslize-o até a borda da auréola no sentido vertical, depois repita este procedimento no sentido horizontal.

Para maior conforto da mamãe, estes procedimentos deverão ter início desde o começo da gestação, o que diminuirá o risco de rachaduras e fissuras.

Faça desses procedimentos um hábito, porém um acompanhamento médico é indispensável e você deverá seguir toda a orientação do seu médico.

0 Responses