Pages

Creche ou babá: o que é melhor?

Hoje em dia muitas mulheres conciliam a maternidade e a vida profissional com sucesso. Porém, a hora de voltar ao trabalho, quando a licença-maternidade termina, ainda é bastante difícil. Além do desafio de se separar do bebê, elas precisam tomar algumas decisões muito importantes. Uma delas é: com quem deixar o filho, ainda tão pequeno?

Antigamente não havia necessidade de muita discussão, pois as avós estavam mais disponíveis para cuidar dos netos e eram a escolha óbvia da maioria dos pais. Hoje, no entanto, muitas avós também trabalham ou têm outros compromissos, e isso fez com que a procura por creches e babás crescesse bastante.
Escolher entre os dois serviços é delicado e a decisão deve levar em conta a tranquilidade dos pais mas, principalmente, a segurança e o bem-estar do bebê. Tanto a babá quanto a creche oferecem vantagens e desvantagens que devem ser analisadas cuidadosamente. Por isso, o ideal é que os pais pensem nesse assunto antes mesmo que o bebê nasça, para que tenham tempo de decidir com segurança.
Creche prepara a criança para o convívio social
A grande vantagem da creche é que os funcionários são treinados especialmente para cuidar de crianças. Eles também são cuidadosamente supervisionados, o que ameniza um pouco o maior temor dos pais: descobrir que o filho está sofrendo maus-tratos. Sempre haverá várias pessoas cuidando do bebê, o que inibe qualquer ação negativa por parte de um funcionário menos preparado.
Além disso, a convivência com outras crianças da mesma faixa etária pode ser muito boa para o baixinho e ele tenderá a se adaptar melhor a novas situações. Com brincadeiras e atividades, a creche também pode estimular o desenvolvimento da criança de acordo com a faixa etária.
Por outro lado, o bebê não terá uma pessoa dedicada apenas a ele, será preciso dividir a atenção do adulto com outras crianças. Ambientes como os de uma creche ou berçário, onde muitas crianças passam o dia no mesmo recinto, também são mais propensos à proliferação de doenças e infecções.
Por esse motivo, seu filho poderá adoecer mais. Lembre-se que algumas creches preferem que a criança fique em casa se estiver doente e, desta forma, você terá de arrumar alguém para ficar com ele ou pedir dispensa do trabalho.
Caso esta seja a sua opção, procure uma creche próxima ao seu trabalho, especialmente se morar em uma grande cidade, onde o trânsito costuma ser um empecilho. As escolas têm horário rígido de funcionamento e você não poderá se atrasar para buscar seu filho.

0 Responses