Pages

Sono: parte essencial na vida dos bebês

mamamaa

Todas as mamães sonham em ver seu bebê dormindo profundamente, de preferência a noite toda. É que, mais ou menos até os seis meses, os bebês mantêm um ritmo diferente de sono e, na maioria das vezes, costumam deixar os pais acordados boa parte da noite. Apesar desta inconstância, seu pequeno dorme muito - de 16 a 20 horas por dia! É claro que estas horas são divididas ao longo do dia e da noite.

Entre cochilos, sonecas e algumas poucas horas de sono profundo, a verdade é que ele passa quase o dia todo dormindo!
E isso é muito importante. Especialmente no primeiro ano de vida, o sono é essencial ao crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança. Ele é tão importante quanto a alimentação: é durante o sono que a produção do hormônio do crescimento, o GH, atinge o seu pico.
É também durante o sono que o nenê assimila tudo o que foi vivido durante o período em que estava acordado, certificando e concluindo o aprendizado de tantas coisas novas. A digestão, processo tão importante na reposição de energias, por sua vez, é favorecida pelo sono.
Dormindo enquanto mama
Pode até parecer bonitinho. Ele está mamando e, depois de alguns minutos sugando o peito da mamãe, cai no sono. Mas é preciso ficar de olho. Isso é o que os médicos chamam de mamada ineficiente. O bebê não deve dormir durante as mamadas, pois isso pode fazer com que ele não ganhe peso, atrapalhando, assim, o processo de crescimento.
Em primeiro lugar, é necessário descobrir o porquê do cansaço. Muitas vezes, principalmente quando ele é um recém-nascido, pode ser que o leite da mamãe esteja "carregando" alguma substância que o deixe sonolento. A anestesia do parto, por exemplo.

0 Responses